quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Cosplay Lady Punisher


Cosplay by: Vampy Bit Me






Especial Sailor Moon - 美少女戦士セーラームーン



Sailor Moon (美少女戦士セーラームーン) traduzido como Graciosa Guerreira Marinheira da Lua ou Linda Guerreira Sailor Moon e conhecido como Navegante da Lua em Portugal e Sailor Moon no Brasil, é uma série de mangás criada por Naoko Takeuchi para a revista Nakayoshi da editora Kodansha e adaptada como série de anime pela Toei Animation, para musical em 1993 e como série live-action em 2003. O mangá conta com 18 edições encadernadas, sendo lançada em 2003 uma versão reeditada pela autora com arte e diálogos novos, mas a mesma história, em 12 volumes e dois especiais, com mais páginas por volume. A série é baseada em uma outra história produzida anteriormente por Naoko Takeuchi: Codename wa Sailor V que tinha como protagonista Minako Aino. Esta contém três volumes, mas em 2004 a autora relançou o mangá em dois volumes revisados, com mais páginas por volumes.
O anime possui 200 episódios distribuídos em cinco fases: Sailor Moon, Sailor Moon R (Return), Sailor Moon S (Super), Sailor Moon SuperS (Super Senshi) e Sailor Stars. Foi produzido pela Toei Animation, a mesma empresa produtora de Os Cavaleiros do Zodíaco, Dragon Ball e das cenas de animações de Sonic CD.
Em 1993, a série foi adaptada para o teatro em um musical, Sailor Moon Musical, mais conhecido como Sera Myu pelos japoneses. Esse musical durou até o inverno de 2005. E em 2003, a série foi adaptada para o formato live-action, chamado Pretty Guardian Sailor Moon. Teve 49 episódios para televisão e dois especiais em vídeo.
No dia 6 de julho de 2012 (dia do aniversário de 20 anos da série), foi confirmado pela Naoko Takeuchi que em 2013 será produzido, pela Toei Animation, uma nova série de Sailor Moon, recontando a história do mangá.


O Mangá:



O mangá de Sailor Moon é do género shojo, mais especificamente, mahou shoujo. A série principal foi publicada na revista Nakayoshi (Kodansha) de 1992 a 1997. As histórias paralelas foram publicadas na revista Run Run da mesma editora.
A criadora, Naoko Takeuchi, teve a ideia porque queria criar uma série sobre garotas do espaço. O seu editor pediu-lhe para colocá-las em sailor fuku[3], tradicional uniforme escolar japonês do início do século XX, o que resultou em Codename wa Sailor V, que é considerado uma prévia de Sailor Moon. Quando esse mangá foi escolhido para se tornar um anime, Takeuchi decidiu fundi-lo com elementos do gênero sentai, particularmente o conceito de um time de cinco heróis, transformando o mangá em Bishoujo Senshi Sailor Moon, com uma nova personagem principal. Assim, Usagi e suas amigas surgiram. Após o fim da primeira série, Takeuchi foi surpreendida quando lhe pediram para continuar a escrevê-la, o que deu origem aos quatro arcos seguintes da história[4].
Originalmente, o mangá acaba em 18 volumes, mas em 2003 Naoko o relançou em 12 volumes, em uma versão chamada "Renewal". A história é a mesma, só que a arte e algumas falas foram alteradas. Há cinco arcos principais no mangá que são os seguintes:
Arco Sailor Moon (Volume 01 ao 03 no mangá original)
Primeiro arco, introduz Sailor Moon, as guerreiras do Sistema Solar interno (Inner Senshi), o conceito do Cristal de Prata e do Milênio de Prata. Apresenta Rainha Metallia como vilã principal. Corresponde a primeira fase do anime (Sailor Moon Classic) e também a série em live-action Pretty Guardian Sailor Moon.
Arco Black Moon (Volume 04 ao 07 no mangá original)
Traz ChibiUsa, Tóquio de Cristal, Sailor Pluto e o possível futuro dos personagens. Tem como vilão principal Wiseman (Death Phantom). Seria o final original da série antes da Kodansha pedir uma continuação a Takeuchi. Corresponde ao segundo arco de Sailor Moon Return (episódio 14 ao 43).
Arco Infinity (Volume 07 ao 10 no mangá original)
Introduz as Sailor Senshi do Sistema Solar externo (Other Senshi), os talismãs, o Cálice Sagrado e apresenta Mestre Pharao 90 como vilão principal. Corresponde a Sailor Moon Super, terceira fase do anime.
Arco Dream (Volume 12 ao 15 no mangá original)
Traz Elysion, Helios (Pegasus), o Cristal Dourado e introduz o conceito dos Sailor Crystals. Apresenta como vilã principal a rainha da Dead Moon, Neherenia. Corresponde à quarta fase do anime, Sailor Moon SuperS.
Arco Stars (Volume 16 ao 18 no mangá original)
Explora as origens das Sailor Senshi e apresenta muitas guerreiras de partes longínquas da galáxia. Tem como vilões principais Sailor Galaxia e Chaos. Corresponde a quinta e última fase do anime, Sailor Stars.
Histórias paralelas e especiais
Kaguya Hime no Koibito, no mangá original, esse especial apareceu no volume 11. Coincide com o filme animado da fase S. Um outro é Casablanca Memories, no mangá, este especial apareceu no volume 11 ao lado de Kaguya Hime no Koibito. No especial ChibiUsa Picture Diaries composto de quatro pequenas histórias sobre aventuras de ChibiUsa. Elas também revelam a sua verdadeira idade (902 anos). No mangá original, esses especiais apareceram nos volumes 5, 10, 15 e 17. Outros dois incluem: The Exams Battles. Há três histórias originalmente contidas no volume 13. A única a aparecer no anime foi a história de Ami, que se tornou o especial "Ami-chan no Hatsukoi"; e Parallel Sailor Moon curto mangá de 19 páginas, originalmente apareceu no Sailor Moon Material Collection Artbook. Ele segue as aventuras de Tsukino Kousagi, a segunda filha de Usagi nessa realidade alternativa. A série é uma sátira de Sailor Moon feita pela própria Naoko. Na reedição do mangá, estas histórias foram compiladas em dois volumes chamados "Sailor Moon Short Stories".


Anime:



É tradição no Japão, a versão animada segue as linhas gerais do mangá, sendo do mesmo género e apresentando poucas personagens diferentes. Possui 200 episódios distribuídos em cinco fases: Sailor Moon, que compreende os primeiros 46 episódios, Sailor Moon R ("Return"), do episódio 47 ao 89, Sailor Moon S (Super), os episódios 90 a 127, Sailor Moon SuperS (Super Senshi), os episódios 128 a 166 e Sailor Moon Stars que compreende os capítulos 167 a 200.
A produção teve direcção (realização) de Junichi Sato o qual dirigiu também Kaleidostar outro anime de relativo sucesso. Como curiosidade, Tadano Kazuko, desenhista de personagens da série, informou que ao final da primeira fase (Sailor Moon) milhares de mães japonesas ligaram para os estúdios querendo saber se haveria continuações, preocupadas com suas filhas que não mais se alimentavam corretamente e, além disso, foram necessários muitos cortes para a exibição nos Estados Unidos, inclusive de toda a última parte da série.
No Brasil, foi exibido pela Rede Manchete, Rede Record e Cartoon Network. Alguns episódios das fases Classic e R já saíram em VHS e DVD pela Flashstar. A fase S dfoi lançada em DVD em 2011 pela CD&DVD Factory.
Em 2009, a Toei começou as negociações para o relançamento mundial de Sailor Moon. A reestreia oficial aconteceu em 1 de Setembro, no Animax do Japão, e depois se seguiu para o resto do mundo. A Itália foi o 1º país (sem contar o Japão) a reexibir o anime. Depois, o relançamento seguiu para a Albânia, México, Peru, Portugal e alguns países da América Latina. A versão norte-americana foi re-licensiada, desta vez, nas mãos da Funimation, detentora dos direitos de Dragon Ball Kai no ocidente.



Personagens Principais:

Usagi Tsukino (月野 うさぎ); (Serena Tsukino no Brasil, Bunny Tsukino em Portugal)
A personagem principal da série, Serena/Bunny é uma estudante folgada, com um coração de ouro. Ela transforma-se em "Sailor Moon", guerreira que luta em nome do amor e da justiça.A lua em japonês é "Tsuki".Serena passa a ser a gostar do Mascarado,fica logo corada quando ve ele. Ela precisa esconder seu segredo de se transformar em "Sailor Moon" para que não seja revelado.
Mamoru Chiba (地場 衛, Chiba Mamoru?); (Darien Chiba no Brasil, Gonçalo Tiba em Portugal)
O namorado e verdadeiro amor de Usagi(no começo do anime,Ray gostava dele). Ele transforma-se em 'Tuxedo Kamen' (Mascarado em Portugal e Tuxedo Mask no Brasil), e ajuda as Sailors em seus combates. No mangá, possui muito mais importância.

Chibiusa (ちびうさ); (Rini no Brasil, ChibiUsa em Portugal)
Filha de Usagi e Mamoru no futuro. Ela transforma-se em "Sailor Chibimoon".
Ami Mizuno (水野 亜美, Mizuno Ami?); (Amy Mizuno no Brasil, Ami Mizuno em Portugal)
A amiga mais inteligente de Usagi. Ela transforma-se em "Sailor Mercúrio", tem os poderes da água e sonha em ser médica, como sua mãe. a água é o penúltimo elemento da astrologia chinesa e mercúrio em nihongô é suisei e significa em português, o planeta da água ou a estrela da água

Rei Hino (火野 レイ); (Ray Hino no Brasil, Rita Hino em Portugal)
Uma sacerdotisa que estuda em uma escola particular só para meninas. Ela transforma-se em "Sailor Marte", com poderes de fogo. Muito forte, decidida e um pouco arrogante. Adora íncomodar Usagi, mas no fundo são boas amigas. o fogo é o primeiro elemento da astrologia chinesa, o planeta marte em nihongô é kasei e significa em português, o planeta do fogo ou a estrela de fogo

Makoto Kino (木野 まこと); (Lita Kino no Brasil, Maria Quino em Portugal)
A mais alta e a mais conflituosa do grupo que mora sozinha, porque seus pais morreram em um acidente de avião. Ela transforma-se em "Sailor Júpiter", com poderes de trovão, luz, céu e árvore. É uma ótima cozinheira. a madeira é o último elemento da astrologia chinesa, o planeta júpiter em nihongô é mokusei e significa em português, o planeta da madeira, estrela da madeira ou planeta da planta.

Minako Aino (愛野 美奈子); (Mina Minako no Brasil, Joana Lima em Portugal)
Ela agia por conta própria como "Sailor V" antes de juntar-se às outras guerreiras Sailor. Ela transforma-se em "Sailor Vênus", guerreira do amor e da beleza. Junto dela está o guardião Artemis. Ela Usa poderes metálicos e de luz. o metal é o terceiro elemento da astrologia chinesa, o planeta vênus em japonês é kinsei e significa em português, planeta metálico ou a estrela metálica

Gatos:
Luna (Sailor Moon) (Luna ou Lua) — É a primeira dos três gatos guardiões a aparecer. É ela que dá o alfinete de transformação a Sailor Moon e as canetas de transformação a sailor Mercurio, Marte e Jupiter. Ela tem um papel muito importante, pois é ela que muitas das vezes detecta a presença de inimigos. Junto com Ami, ela faz pesquisas e conhece o passado da época do Milenino Prateado. Originalmente, Luna é uma gata, mas na versão de Portugal é reconhecida como um gato.
Ártemis (Ártemisa) — É o segundo gato a aparecer (em Portugal, Ártemis é uma gata). Ele surge no episódio 33 em companhia de Sailor Venus. Foi ele que lhe deu a caneta de transformação. Sua função é a de guiar Luna na formação das outras guerreiras e ajudar Luna a encontrar informações sobre os inimigos.
Diana — É a filha de Luna e Ártemis. No mangá ela aparece quando as guerreiras vão ao futuro, mas no anime ela surge antes da quarta temporada. Ela é a gata de Chibiusa e vai com ela para todo o lado.




Trilhas Sonora/OST:

Inúmeras pessoas compuseram músicas para as temporadas de Sailor Moon, com frequentes colaborações da criadora Naoko Takeuchi. Takanori Arisawa que ganhou em 1993 o “Golden Disk Grand Prize” pela Sony Music pelo seu trabalho na OST da 1ª temporada, foi o responsável pelas OSTs de todas as cinco temporadas do anime, além dos spinoffs, jogos, e dos filmes. Em 1998, 2000 e 2001, ele venceu o JASRAC International Award pelos royalties internacionais, devido à grande popularidade das OSTs de Sailor Moon, pelo mundo afora.

A maior parte da série teve como tema de abertura a música “Moonlight Densetsu” (traduzido como “A Lenda do Luar”), composta por Tetsuya Komoro e escrita por Kanako Oda. Foi uma das músicas mais populares na série e foi interpretada por DALI (nas duas primeiras temporadas) e mais tarde, por Moon Lips (nas fases S e Super S). Na última temporada, foi executado o tema de abertura “Makenai! Sailor Star Song”, escrito por Shoki Araki e letra de Naoko Takeuchi, interpretada por Kae Hanazawa. “Moonlight Densetsu” fez sua última aparição no encerramento do episódio final (200).

“Moonlight Densetsu” foi regravado e remixado por vários artistas como Osaka Popstar, Nana Kitade, Nozomi Tsuji e Keys of The Light. Acredita-se que a música foi inspirada em “Sayonara wa Dance no Ato ni”, interpretada por Chieko Baisho na década de 1960. É uma música romântica e empolgante que descreve o relacionamento entre Serena e Darien. Foi lançado em Março de 1992 e se tornou o hit da época, alcançando o topo da Oricon, vencendo o primeiro lugar na categoria “Melhor Canção” no Anime Grand Prix.

No Japão, mais de 40 álbuns foram lançados (incluindo singles com os personagens da série), incluindo os do Live Action e os Villain Collections. Aqui vai uma lista com todas as aberturas e os encerramentos de todas as séries.


Curiosidades sobre a Série:


Diferenças entre o mangá, live action e anime de Sailor Moon

Em Todos os Episódios de Sailor Moon, Luna (Ou Lua no Brasil) fala "Serena..." em um jeito triste ou um jeito feliz (E às Vezes fala com Raiva).
O CD single com a música "Moonlight Densetsu" ficou em primeiro lugar na Oricon na época de seu lançamento. A música (que se tornou antológica) foi composta por Kanako Oda e Tetsuya Komoro. Ao longo dos anos, ganhou versões interpretadas por Moon Lips e Animetal. No Brasil, a música ganhou uma versão da banda Keys of the Light. Foi também o tema de encerramento do último episódio (200) do anime.
No episódio 17 de "Excel Saga", a personagem Excel cita o famoso bordão "Tsuki ni kawatte oshokyou" (Em nome da Lua, vou castigar-te!) em alusão à personagem Sailor Moon. Ambas foram dubladas por Kotono Mitsuishi (seiyuu de Serena).
"Sailor Moon: La Luna Splende" (Jogo lançado para o console Nintendo DS) foi o primeiro jogo da franquia desde 1997.
Quando "Pretty Guardian Sailor Moon" estreou no japão (em 2003), a atriz Myuu Sawai tinha apenas 15 anos.
Em abril de 2006, o portal SailorMoon Channel começou a disponibilizar os mangás em flash com os 52 atos clássicos do mangá. O último capítulo do mangá em flash foi disponibilizado em 15 de março de 2011.
A atriz e cantora Miyuki Kanbe (que foi a terceira atriz a interpretar a Usagi no SeraMyu) faleceu em 18 de Junho de 2008.
Anza Ooyama (que foi a primeira atriz a interpretar a Usagi no SeraMyu) foi a que fez mais apresentações no musical. Atualmente é vocalista da banda Headphones President.
Em Dezembro de 2010, o canal SIC fez um programa da tarde especialmente dedicado a animes e desenhos animados. A cantora Vanessa interpretou o genérico "Luna Luna" por nós tão conhecido.
Em 2010, durante uma reportagem sobre Cosplay no programa "Tudo é Possivel" (da TV Record), foram mostrados imagens do anime "Sailor Moon", assim como cosplayers das personagens. A Record estreou a fase R em 27 de agosto de 2001 e ficou no ar até 5 de dezembro de 2004. Em 2005, dois episódios de Sailor Moon R foram exibidos como "tapa-buraco" na programação.
A atriz/modelo Karina Bacchi (vencedora do reality "A Fazenda 2") vestiu-se como a personagem Sailor Uranus, durante uma reportagem sobre cosplay no segmento "Um Baque com Karina". O sketch foi ao ar no programa "Domingo Espetacular" no dia 15 de junho de 2008.
O episódio 45, "As Guerreiras Sailor morrem num trágico combate", da fase Classic (considerado por muitos fãs como um dos episódios mais tristes do anime) também é considerado um dos melhores de todo o anime. Na versão americana, os episódios 45 e 46 foram editados e condensados em um episódio só, para não deixarem os fãs muito chocados.
Na fase Classic, alguns episódios são compostos por fillers (para que a autora continuasse seu manga sem deixar que o anime fosse interrompido). O episódio 09 (da fase Classic) é um exemplo. Além disso, a saga de Ail e Ann não aparece no mangá (exclusivo do Anime da fase R).
A música "La Soldier", do SeraMyu, é a mais marcante de todos os musicais. Foi executada no episódio 88, "A Batalha Final" (Fase R) durante um emocionante duelo contra Wiseman.
Em 2009, Naoko Takeuchi deu autorização para o relançamento da série em todo o mundo. Em Setembro do mesmo ano, estreia no Animax japonês. Em 2010, foi a vez do anime ser relançado na Itália e em seguida, seguiu para o resto do mundo. A 7 de Março de 2011 pelas 13 horas o Canal Panda (português) começou a re-emitir a série. Espera-se que todas as temporadas sejam emitidas por completo.
O mangá de Sailor Moon nunca foi publicado oficialmente no Brasil, mas, em 1996 foram lançadas revistas com histórias inspiradas no anime.
Sailor Moon foi assunto de capa na revista NeoTokyo Nº 07 (Julho de 2006) e em inúmeras edições da Anime>DO, principalmente a "Anime>DO Especial" Nº01, com uma edição totalmente voltada ao anime com fichas dos personagens e resumo de todas as cinco temporadas.
No anime, o logotipo da TV Asahi aparece nos episódios 07 (Classic) e 48 (R). É uma referência direta à emisora japonesa que exibiu o anime de Sailor Moon e várias séries de sucesso no Brasil como "Esquadrão Relâmpago Changeman" e "Cavaleiros do Zodíaco".
Yoko Ishida também participou na banda sonora de Sailor Moon (na fase R) ao cantar as músicas "Otome no Policy" (encerramento do R) e "Ai no Senshi" (insert song). Ela esteve no Brasil em 2007 no Anime Friends, onde cantou "Moonlight Densetsu" e "Otome no Policy".
"Tuxedo Mirage" (encerramento do S) foi escrita pela própria Naoko Takeuchi e é cantada pelas seiyuus das Inner Senshi.
O final do anime é diferente do mangá. O anime termina com Usagi e Mamoru dando um beijo ao luar. No mangá, Usagi e Mamori casam-se. A cena do casamento aparece na série Pretty Guardian Sailor Moon (Special Act).
A versão americana (produzida pela DIC) sofreu vários cortes. No episódio 02 (que não foi exibido nos EUA), Umino (possuído pela carta amaldiçoada) levanta o vestido da professora Haruna que chora dizendo que agora não se pode casar. As alterações da versão americana adequaram-se ao público infantil.
Todos os jogos da série lançados para o Super Nintendo foram relançados no Japão, através da Wii.
A música “Friend” (Encerramento do último episódio do Live Action) é interpretada pelas atrizes de PGSM. Foi lançada em Maio de 2004 no álbum “Dear, My Friend”.
No episódio 44 (Fase Classic), as Sailor Senshi descobrem seu passado numa outra época. A Rainha Peryl destruiu o Milénio Prateado e para salvar a vida das Sailor Senshi, a Rainha Serenidade deu a sua vida para eliminar o mal e permitir que elas reencarnassem na Terra. Outras revelações sobre as guerreiras podem ser desvendadas em vários episódios, entre eles o 34 (também do Classic), onde Mamoru conta sua triste história (os seus pais morreram quando ele tinha 6 anos).
A mãe de Usagi, Ikuko Tsukino, é uma homenagem à mãe de Naoko Takeuchi.
A música “C´est La Vie” (do Live Action) é uma referência direta à Sailor V, já que ao citar o nome da música, também se pronuncia o nome da personagem que surgiu antes de Sailor Moon. Foi interpretada por Ayaka Komatsu (Minako Aino).
Zoisite tinha voz de homem (mas com aparência de mulher) na série original. Em algumas dobragens ocidentais passou a ser dobrado por uma mulher. Na dobragem brasileira, Zoisite foi dobrado por uma mulher, no entanto na dobragem portuguesa Zoisite permaneceu homem.
Os nomes dos membros da Lua Negra (Fase R) foram inspirados em pedras preciosas. São eles: Rubeus (Rubi), Saphiro (Safira), Prince Diamond (Diamante) e Princess Emerald (Esmeralda). Cooan, Beruche, Karaberas e Petz são respectivamente as adversárias de Jupiter, Mercury, Venus e Mars. Todas foram restauradas pelo Cristal Prateado da Sailor Moon.
Os mangás de Sailor Moon serão relançados nos EUA, na sua versão definitiva deluxe, iguais aos italianos e japoneses (edição de 2003). A primeira edição americana foi lançada pela Mixx Entertainment, no final dos anos 90. Não só Sailor Moon será publicado, mas também o mangá de Sailor-V, que é inédito no país. O lançamento está previsto para Setembro de 2011.
Nos primeiros 8 episódios, Darien e Tuxedo Mask são feitos por dois atores diferentes, por que a equipe de dublagem não sabia quem era ele. O erro só foi contornado no episódio 09.
O ataque “Moon Princess Halation” teve 9 adaptações diferentes na dublagem da BKS.
A música “Maboroshi no Ginzuishou” aparece no episódio 34. Na dublagem brasileira, ela aparece cantada em espanhol (as masters da 1ª temporada vieram do México). É a penúltima faixa do CD “In Another Dream – Sailor Moon Vocal Trax”, e cantada por Kotono Mitsuishi.
Na fase S, a “Holy Grail” foi rebatizada como “Taça Lunar”.
Na fase R, Ail e An receberam os nomes de “Al” e “An” e seus nomes civis são “Steven Alpha” (Seijiro Ginga) e “Melissa Alpha” (Natsumi Ginga).
Ao contrário do portal [1], “Sailor Moon R” estreou no Cartoon Network em 1 de Novembro de 2000, e não em 30 de Novembro.
Chieko Kawabe (que interpretou a personagem Ami/Mercury) também integrou o elenco fixo de Pretty Guardian Sailor Moon, ao fazer a personagem Naru Osaka. Ela interpretou o tema de abertura do anime Ouran High School Host Club, "Sakura Kiss". (Ver Sera Myu)
A música "Moonlight Densetsu" é considerada a melhor Anisong da década de 1990, segundo enquete realizada pelo site Anime BIGLOBE.
Em 2010, foi realizado um evento especial comemorando o relançamento do anime em DVD, com a participação especial das seiyuus de Usagi, Ami, Rei, Makoto e Minako.
Em alguns episódios de Sailor Moon S, é posível ouvir o termo Sailor Guerreiras.
Do elenco brasileiro da dublagem de Sailor Moon, Noeli Santisteban (Zyocite) não está mais na ativa. Úrsula Bezerra (que dublou a personagem Rini/Sailor Chibimoon) ganhou destaque ao dublar o personagem principal do anime Naruto, assim como César Marquetti (Darien/Tuxedo Mask) dublou o personagem Ebisu.
Letícia Quinto (Naru Osaka) também dublou Saori Kido (Cavaleiros do Zodíaco), Rina Inverse (Slayers), Excel (Excel Saga) e Judy Funnie (Doug).
Usagi Tsukino é considerada uma das personagens de anime mais belas do mundo.
Em Os Simpsons, na abertura do episódio “Esta é a 15ª Temporada”, os personagens fazem uma homenagem aos animes. Sailor Moon é homenageada (obviamente) por Lisa Simpson. Em Megas XLR, no episódio “Space Chicks”, há um grupo de garotas efendendo um planeta distante (outra referencia à Sailor Moon).
Todos os três filmes de Sailor Moon (R, S e Super S) permanecem inéditos no Brasil.
Sailor Moon S foi o assunto em destaque na edição 64 da revista Neo Tokyo, com uma resenha completa sobre a terceira temporada. A edição 110 da Anime>Do também publicou uma matéria sobre os 20 anos de Sailor Moon, a serem completados em 2012.
Em Combo Rangers aparece paródias e personagens de Sailor Moon nos capítulos 8, 13, 20, 22, 25 e 26 da Série Original e 1 e 8 da fase Zero.
Sailor Moon está prestes a completar o 20º aniversário em 2012.
O episódio "Pesadelo: O Despertar de Sailor Moon" (EP069 - R23) tem como referência o filme A Bela Adormecida, produzido por Walt Disney na década de 1950. O episódio duplo "O Sapatinho de Cristal" (EP101-102 - S12-13) cujo enredo se passa no dia do aniversário de Usagi Tsukino foi baseado na história de Cinderela, também produzido por Disney.
A música “Watashi-tachi ni Naritakute" (ED1 - Super S) foi escrita por Yasushi Akimoto, criador da lendária girl-group AKB48.