domingo, 18 de dezembro de 2011

Livro O Hobbit

O Hobbit


Desde que assisti o filme O Senhor dos Anéis, criei uma profunda admiração pelo J.R.R. Tolkien, acho sua mente fascinante, suas histórias são incríveis e revolucionaram a literatura mundial. Logo após ver o primeiro filme da trilogia, comecei a pesquisar outros trabalhos do Tolkien, estudei sua biografia, li alguns livros e acabei chegando ao Hobbit. Gostaria de ter seguido outra seqüência e ter conhecido o trabalho do Tolkien nesse livro, pelo menos antes de ver O Senhor dos Anéis, porque nessa obra o Tolkienum ponta pé inicial para uma das suas obras que viria a ser um sucesso mundial, que vendeu mais de 162 milhões de cópias. Já O Hobbit é um pouco mais modesto que a trilogia do O Senhor dos Anéis, vendeu cerca de 100 milhões de cópias.

A primeira vez que li o livro foi na verdade uma versão E-Book (os e-books são bastante úteis e baratos, se não gratuitos, facilita a difusão da literatura e na busca de encontrar livros mais antigos e undergrounds, além de ser uma oportunidade para novo escritores lançarem suas obras, mas particularmente, prefiro sentir o livro, poder carrega-lo a onde eu for, podendo ler com ou sem energia elétrica [estando claro ou com uma lanterna óbvio] e em qualquer ambiente, sem incomodar pessoas). Mas no dia que fiz 3 anos de namoro, ganhei a versão livro de presente do meu namorado, foi ai que realmente senti a história do livro, a tecnologia abre portas, mas nada substitui a sensação de tocar na capa e passar as páginas de um livro. Adorei o presente e agora ele tem um lugar especial na minha estante.



Sinopse:

No Condado
O Hobbit relata a história de um hobbit pacato, Bilbo Bolseiro, que é "convidado" por um mago, Gandalf, a entrar numa aventura como ladrão, com mais 13 anões. Esta aventura tem como objetivo recuperar o tesouro dos anões, há muito tempo roubado por um dragão chamado Smaug. Os tesouros haviam sido saqueados por Smaug no tempo de Thror, o avô de Thorin.

 

A aventura

Os 15 têm de atravessar as Montanhas Sombrias, onde vão ser perseguidos por orcs. No meio da confusão, Bilbovai encontrar um anel que confere ao utilizador invisibilidade e que vai ter muito importância no desenrolar da história. Depois das Montanhas e já na Floresta das Trevas, o grupo persegue grupos de elfos em busca de comida, acabando os anões por serem presos. Bilbo, por sua vez, escapa devido ao anel e vai ajudar os companheiros a escaparem também, com a ajuda do mesmo.
Depois de uma breve passagem na Cidade do Lago (Esgaroth), onde restabelecem forças, o grupo avança finalmente para a Montanha Solitária, onde o dragão dorme. Quando lá chegam, os anões decidem que Bilbo deve fazer algum trabalho de pesquisa, pois é esse o seu trabalho. Assim, este vai ao encontro do dragão, nas profundezas da montanha. Lá, Bilbo descobre que a carapaça do dragão tem uma falha e comunica isso aos anões, sendo também ouvido por um dos tordos que falava e compreendia a língua dos homens. Este tordo vai depois dizer isto a Bard, um dos capitães da Cidade do Lago, que vai acabar por matar Smaug numa das suas investidas à cidade.
Com o dragão morto, não havia nada que impedisse qualquer homem ou elfo de recolher os famosos tesouros dos anões. Assim, logo se reuniu um exército elfo e humano para resgatar o tesouro perdido, ignorando que os anões estão ainda vivos. Chegando à montanha o exército elfo e humano se depara com uma parede de pedras em frente a entrada principal da Montanha Solitária, onde descobrem que os anões ainda estão vivos. Começa assim uma negociação intensa sobre a parte que os humanos tem direito no tesouro dos anões por terem os ajudado na época da viagem e por ter levado, não por querer, Smaug a destruir a Cidade do Lago (Esgaroth). Bilbo ganha a aversão de Thorin entregando a Pedra Arken a Bard a fim de ajudar na dissolução dos problemas. É também através dos corvos que os anões vão sabendo o que se passa e, por isso, decidem chamar os seus familiares mais próximos para os acudir.
Dias depois, ficam a saber por Gandalf que um exército de orcs e wargs se dirige para o local, onde se vai travar a Batalha dos Cinco Exércitos, batalha essa ganha pelos humanos, elfos e anões.

 

Regresso

No final desta batalha, Bilbo regressa a casa com uma pequena parte do tesouro, uma sacola de prata e outra de ouro, e um anel que vai mudar a vida de Bilbo. No final do livro vemos que aquela criatura que não gostava de aventuras, o hobbit Bilbo Bolseiro , demonstrou grande coragem e foi muito bem recompensado. Voltou para casa com boas histórias para divertir as crianças do Condado, uma parte do tesouro, e o Um anel, mais tarde envolvido na trilogia O Senhor dos Anéis.



Filme:

Em outubro de 1936, JR.R. Tolkien entregou ao seu editor o manuscrito do que se tornaria uma das mais celebradas obras de fantasia de todos os tempos. Em setembro do ano seguinte, ‘O Hobbit’ foi publicado, com 20 ilustrações, dois mapas e uma capa ilustrada pelo próprio Tolkien. Mas a edição excluiu mais de 100 ilustrações criadas pelo autor, recentemente descobertas entre os documentos do sul-africano, digitalizadas pela Oxford’s Bodleian Library, e recém-lançadas em Art of the Hobbit - um magnífico volume que celebra  o 75º aniversário de ’O Hobbit’ com 110 lindas, e muitas delas inéditas, ilustrações de Tolkien. Agora, o livro vai virar filme! Depois de vários problemas, como um incêndio nos estúdios, e boicote de atores, o filme vai ser lançado. O primeiro longa, The Hobbit: An Unexpected Journey (O Hobbit: Uma Jornada Inesperada), entréia em 14 de dezembro de 2012. A segunda parte, The Hobbit: There and Back Again (O Hobbit: Lá e de Volta Outra Vez), será lançada no ano seguinte, em 13 de dezembro 2013.
O Hobbit terá Elijah Wood, Ian McKellen, Cate Blanchett e Orlando Bloom nos mesmos papéis que interpretam na trilogia de O Senhor dos Anéis. Já o protagonista, Bilbo Bolseiro, tio de Frodo, será interpretado por Martin Freeman. Stephen Fry, James Nesbitt, Aidan Turner e Richard Armitage também estão no elenco.


Trailer:


Logo que lançar vou correndo comprar meu ingresso e provavelmente colocarei minhas críticas em relação ao filme aqui. Mas espero que sejam boas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário