terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Livro Sonho De Uma Noite De Verão

Sonho De Uma Noite De Verão
(A Midsummer Night's Dream)


Sonho de uma Noite de Verão é uma peça teatral da autoria de William Shakespeare, uma comédia escrita em meados da década de 1590. Não se sabe ao certo quando é que a peça foi escrita e apresentada ao público pela primeira vez, mas crê-se que terá sido entre 1594 e 1596. Alguns autores defendem que a peça possa ter sido escrita para o casamento de Sir Thomas Berkeley e Elizabeth Carey, em Fevereiro de 1596. Não existe uma fonte direta que tenha servido de inspiração para a peça, ainda que se possam encontrar elementos relacionados com a mitologia greco-romana e respectiva literatura clássica. Por exemplo, a história de Píramo e Tisbe é contada por Ovídio, nas suas Metamorfoses, assim como a transformação de Bottom em burro se pode relacionar com O asno de ouro de Apuleio. Pensa-se que Shakespeare tenha escrito o "Sonho de uma noite de verão" sensivelmente ao mesmo tempo que o Romeu e Julieta e, de facto, existem muitos pontos de contacto entre as histórias: Egeu quer casar Hérmia à força com Demétrio, assim como Píramo e Tisbe acabam mortos por questões de amor, ainda que numa perspectiva cômica. Algumas escolas que ensinam teatro usam um trecho dessa peca para apresentacões.


Sinopse

A história se inicia com o Duque Teseu, que se prepara para casar com a rebelde Hipólita. Antes do casamento, Teseu é chamado para resolver uma disputa amorosa envolvendo a romântica Hermia e seu pai Egeu. Hermia ama Lisandro, mas Egeu deplora a idéia e quer forçá-la a se casar com Demetrio. Como Teseu sela o destino infeliz da garota, Hermia e Lisandro decidem fugir para a floresta. Enquanto isso, Demetrius é perseguido incessantemente pela apaixonada Helena, que irá se humilhar para conseguir seu amor.
Os quatro, irão se encontrar em uma floresta povoada por sátiros, ninfas, fadas e outros seres encantados. O Rei das Fadas, Oberon está em pé de guerra com a belíssima rainha Titânia. Frustrado e desgostoso, Oberon decide descontar bagunçando o coreto da natureza. Arma com Puck um plano ardiloso envolvendo uma poção mágica, que fará com que qualquer pessoa se apaixone pelo primeiro ser vivo que ver pela frente.
Enquanto isso, um grupo de atores amadores ensaia uma peça para o casamento do duque: o hilário Nick Bottom, Peter Quince, Francis Flute , Tom Snout, entre outros. Puck tendo visto as tentativas fracassadas do grupo na organização da peça, transforma Bottom em um homem com orelhas de burro para sacaneá-lo e incluí-lo no plano de Oberon. A belíssima rainha, sob efeito da poção mágica, se apaixona pelo asno. Puck arma outras confusões levando os casais na floresta a caírem de amores pelos pares errados. Quebrado o encanto da poções, Bottom vira gente novamente, Oberon e Titânia fazem as pazes, e os casais vivem felizes.

A Peça de 1909

Parte I

Parte II

Não preciso nem dizer que amo o livro - não é o meu preferido de Shakespeare, mais é um dos meus favoritos - e sonho em ver a peça ao vivo, assim como outras obras de Shakespeare. Os filmes ainda não tive coragem de ver, tenho um pouco de receio, assisti somente ao Mercador de Veneza e senti que faltou a essência Shakesperiana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário