terça-feira, 5 de março de 2013

Especial One Piece - ワンピース


One Piece (ワンピース?) é uma série de anime e mangá criada pelo mangaká Eiichiro Oda. A história está focada na tripulação pirata comandada pelo Capitão Monkey D. Luffy. A maior ambição de Luffy é obter o maior tesouro do mundo, o One Piece e assim ocupar o posto deixado pelo finado Rei dos Piratas Gol D. Roger.
O mangá começou a ser lançado de forma seriada na edição 34 (1997) da revista Weekly Shōnen Jump, publicada pela editora Shueisha, enquanto a adaptação para anime produzida pela Toei Animation estreou apenas em 1999. Eiichiro Oda originalmente planejou One Piece com duração de cinco anos[1], e ele já havia planejado o final; contudo, a história tem continuado muito além das suas expectativas.
Sua origem vem do mangá Wanted! - Oda Eiichiro Tanpenshu, no qual Eiichiro Oda criava histórias individuais a cada capítulo. Em Romance Dawn, o 5º e último capítulo surgiu Luffy, o qual teria se tornado um pirata para seguir os passos de seu avô (do qual teria ganho seu chapéu de palha na história original). Nami também aparece, com o nome de Anne, a qual posteriormente ainda se chamaria Shiruku (no piloto de One Piece, também designado como Romance Dawn).
Desde o seu lançamento, One Piece se tornou a série de mangá mais vendida de todos os tempos no Japão e uma das séries de mangá mais populares no mundo. É o mangá mais vendido na história da Weekly Shōnen Jump[2], assim como o título mais aclamado. Em 2010, a Shueisha anunciou que vendeu 260 milhões de volumes do mangá até agora; o volume 61 estabeleceu um novo recorde para a maior tiragem inicial de qualquer revista lançada no Japão com 3,8 milhões de cópias (o recorde anterior pertencia ao volume 60 com 3,4 milhões de cópias). O volume 60 foi a primeira revista a vender mais de 2 milhões de cópias em sua primeira semana no Japão segundo o ranking da Oricon.[3] One Piece é a série mais vendida na história dos mangás[4] possuindo um grande público de leitores, com mais de 260 mil volumes vendidos em 2011, o mangá tem recebido ótimas críticas de reviews, elogiando sua arte, caracterização, humor e história.
No Brasil, o anime foi dublado nos estúdios DPN em São Paulo em 2005, foi exibido em 2006 no Cartoon Network e em 2007 no SBT, em ambos os canais, foram exibidos apenas 52 episódios da versão censurada da 4Kids, sem muita repercussão. Desde o 2º semestre de 2012, a Toei Animation tenta negociar o anime no país novamente, em uma verão menos censurada, mas sem muito sucesso.





Enredo:

Vinte e dois anos depois da execução de Gol D. Roger (Rei dos Píratas), o interesse em One Piece diminuiu exponencialmente. Muitos desistiram da ideia de obtê-lo por achar isso impossível e outros questionam a veracidade de sua existência. Entretanto, os piratas ainda representam uma grande ameaça para a vida dos cidadãos de diversas partes do globo e a Marinha se tornou o efetivo dispositivo de supressão ao fenômeno. Mas essa lacônica mudança não demove o espírito aventureiro dos Piratas do Chapéu de Palha, que começam a sua jornada através da Grande Linha, onde o fervor da Grande Era dos Piratas ainda é forte, em busca do tesouro de Roger. Embora os Chapéus de Palha frequentemente encontrem-se em apuros com outros piratas, eles ainda estão sofrendo com a perseguição do Governo Mundial e da Marinha, e atualmente todos os membros tem cabeça a prêmio!
É visto em One Piece, várias figuras de linguagens, estruturas literárias e características de romances, como heroísmo do protagonista e uma capacidade maior que o comum.
Interessante notar que alguns personagens são inspirados em figuras históricas como Mahatma Gandhi; Mikhail Gorbachev; Abraham Lincoln; Karl Marx; Albert Pike; Rutherford B. Hayes[5]; Barba Negra; Homenagens á artistas famosos:Michael Jackson; Eminem; Steven Tyler; Slash; Joey Jordison; Bunta Sugawara; Yusaku Matsuda; Kunie Tanaka; Mick Foley E referências a diversos personagens famosos da cultura pop: Zorro; Pinocchio; Rudolph; Ace Ventura; Aladdin; Dr. Frank-N-Furter


A "Era dos Piratas"


O One Piece
É o tesouro de Gol D. Roger, o Rei dos Piratas. Ele está na Ilha de Raftel, a última ilha da Grande Linha, que foi alcançada somente por ele e sua tripulação. O fascínio pelo One Piece se deve as últimas palavras de Roger antes de sua execução pública: "Minhas riquezas e tesouros? Se vocês o quiserem eu os deixo pegar. Procurem por ele, eu deixei tudo naquele lugar". Com essas palavras deu-se início a Grande Era dos Piratas e muitos foram para a Grande Linha atrás do maior tesouro do mundo. É dito que quem encontrar este tesouro será o novo Rei dos Piratas. Durante a batalha de Marineford, antes de falecer o pirata Edward Newgate o Barba Branca, confirmou que o One Piece é real.


Fruta do Diabo
Akuma no Mi na versão original japonesa, são frutas que dão habilidades especiais a quem as consumir.[7] São raríssimas e difíceis de se encontrar fora da Grande Linha, por isso mesmo, são extremamente valiosas (segundo Buggy, uma fruta pode valer 100 milhões de berries). A principal fraqueza da fruta para seus usuários é o mar, pois quando este tem a maior parte do corpo submersa nele, o usuário perde suas forças. O usuário também perde a capacidade de nadar, pois quando ele cai no mar, seu corpo fica pesado e ele acabará afundando. Um material misterioso chamado Kairouseki ou Pedra do Mar, emite a mesma energia do oceano, também causando esse enfraquecimento, e é por este motivo que as algemas da Marinha são feitas deste material.
Tipos de Frutas do Diabo
As Frutas do Diabo são divididas em três categorias: Paramecia, Zoan e Logia.
•    Paramecia
Frutas que dão ao usuário o poder de modificar sua estrutura corporal, por exemplo: Luffy, que é feito de borracha e pode esticar seu corpo; Nico Robin, que pode criar partes do seu corpo em qualquer lugar. Também existem algumas frutas que dão o poder de controlar certos materiais, exemplos: o Mr. 3 pode criar objetos de cera (luvas, chaves); Magellan que cria e pode controlar qualquer tipo de veneno.
•    Zoan
Frutas que transformam os usuários em animais. Possui três formas: humana, meio humana/animal e animal. Alguns usuários são: Chopper (Hito Hito no Mi); Dalton (Ushi Ushi no Mi - modelo Bisão); Rob Lucci (Neko Neko no Mi - modelo Leopardo). São consideradas as melhores para desenvolver a força física. Os usuários que comem frutas que os transformam em animais carnívoros, fazem estes se tornarem mais agressivos. Chopper desenvolveu uma fórmula para aumentar o número de transformações para 8, atualmente ele conseguiu a 9ª. Foi revelado que existem Zoans especiais, por exemplo Marco, o Comandante da 1ª Divisão dos Piratas do Barba Branca, comeu a Zoan Mitológica da Fênix e o Capitão Pirata X Drake, comeu a Zoan das Antiguidades de um dinossauro, provalemente um Tiranossauro.
•    Logia
O tipo mais forte. Permite ao usuário controlar e transformar seu corpo em poderes elementares, como: fogo (Portgas D. Ace), eletricidade (Enel), gelo (Aokiji), Magma(Akainu), e até mesmo a luz (Kizaru). Esse tipo de Akuma no Mi tem vantagens e desvantagens. A principal vantagem é a de não receber ataques corporais, as exceções são Kuzan que congela o corpo ou o Barba Negra que devido ao seu poder de "absorção", tem o efeito colateral de receber ataques físcios. O uso do Haki do Conquistador é um dos poucos meios de se ter vantagem ao enfrentar um usuário de Logia. A desvantagem da fruta é ter os "inimigos naturais", por exemplo: no caso de Enel (eletricidade) é o Luffy (borracha), no caso de fogo (Ace) é o magma (Sakazuki).


Haki
Haki (覇気?) tem como significado literal a palavra "ambição/aspiração". O Haki está dentro de todas as pessoas no universo de One Piece, sendo a diferença entre sua, ou não, utilização por parte das mesmas. É dividido em dois tipos: "Kenbum-Shoku Haki", ou "Cor da Observação", é um tipo de haki que sente a "presença" do inimigo, com ele é possível saber a posição, o número e os futuros movimentos do inimigo; "Busou-Shoku Haki", ou "Cor do Armamento", é um tipo de haki em que se cria uma espécie de armadura invísivel próximo ao usuário, usado para ataque ou defesa; com ele também é possível acertar usuários de Akuma No Mi e estender seus efeitos a armas e munições. Entretanto, há também um Haki especial, extremamente raro, que é dito existente em uma de cada milhão de pessoas, e que pessoas extremamente famosas no mundo são frequentemente dados com esse tipo de haki.[8] Chama-se "Haoushoku" (覇王色, Haōshoku?), traduzido como "Haki do rei", ou "Cor do Rei Conquistador". É o Haki da intimidação. Com ele é capaz de derrotar monstros enormes só com o poder do olhar. Dessa forma, sendo um Haki superior aos demais, ele pode ser controlado, mas não treinado, dado que sua força cresce à medida que a força do usuário em si cresce.
As forças que comandam o Mundo

Símbolo do Governo Mundial
O mundo de One Piece é mantido em equilíbrio de forças entre três grupos:
•    Shichibukais (literalmente, "Os Sete Imperadores do Mar"): é grupo composto por sete poderosos ex-piratas que se associaram ao Governo Mundial em troca do fim das perseguições e retirada das recompensas dos mesmos.
•    Marinha: tentam preservar a paz, são subordinados ao Governo Mundial. Os maiores poderes da marinha estão concentrados no Amirante da Frota, Almirantes e Vice-Almirantes.
•    Yonko (literalmente, "Quatro Imperadores"): são os quatro piratas mais poderosos da segunda parte da Grande Linha, são considerados os principais candidatos ao posto de próximo Rei dos Piratas.
Além deste três grupos, agindo mais politicamente, existe o Governo Mundial. Este é uma associação entre várias nações, que comanda diretamente toda a Marinha e os CP9. Quem o lidera é o Gorosei, um conselho formado por cinco anciãos, que controlam e tomam todas decisões sobre os assuntos do mundo civilizado.
Há, contudo, grupos contrários a autoridade imposta pelo Governo Mundial como os Revolucionários, o grupo guerrilheiro liderado pelo pai de Luffy, Monkey D. Dragon.


Recompensas (Bounties)
Conforme o grau de perigo que alguém representa para o Governo Mundial, a Marinha lhe atribui um valor de recompensa em Berries (฿), o dinheiro fictício de One Piece, que são estampados em diversos cartazes. Geralmente, quanto maior a recompensa, mais forte o personagem é. As únicas exceções vistas até hoje em One Piece foram os casos de Nico Robin, que tem recompensa desde criança, não por ser forte, mas por ser sobrevivente de Ohara, e Chopper, que recebeu baixa recompensa por pensarem ser apenas um animal de estimação, mesmo tendo derrotado Kumadori. Ao que tudo indica, as recompensas são dadas em relação a nível de ameaça, força, influencia e informações, como já mostrado na série.







Personagens:

Piratas do Chapéus de Palha

•    Monkey D. Luffy, O Chapéu de Palha: Capitão dos Piratas do Chapéu de Palha, quer se tornar o Rei dos Piratas e reencontrar seu amigo Shanks, tem uma paixão platônica por carne. Comeu a Gomu Gomu no Mi, fruta do diabo que tornou seu corpo em borracha. Luffy também criou os "Gears", nos quais usa as propriedades de sua Akuma no Mi para ampliar seu poder de ataque. Após 2 anos de treino com Silvers Rayleigh também se tornou capaz de controlar os três tipos de Haki. Luffy é otimista e nunca leva nada a sério (O personagem central das comédias), porém é confiante e determinado, por ser o Capitão e o membro mais forte da tripulação, possui a recompensa mais alta.


•    Roronoa Zoro, O Caçador de Piratas: Espadachim que deseja se tornar o melhor espadachim do mundo. Antes de entrar para a tripulação do Chapéu de Palha caçava piratas apenas para viver com o dinheiro de suas recompensas. Conhecido por sua técnica de 3 espadas (Santoryuu). Apesar de seu estilo ser baseado em três espadas, ele pode lutar usando duas, uma ou nenhuma espada. Também foi demonstrado que aparentemente pode usar nove espadas triplicando o número de braços e rostos que ele tem, este ataque se chama "Ashura". Têm várias cicatrizes pelo corpo, mas duas se destacam, uma que cruza todo o seu peito feita por Mihawk e outra em seu olho esquerdo, provalmente também feita pelo Shichibukai. Possui um senso de direção horrível podendo se perder e lugares pequenos, como em Water 7 onde se perdeu após andar dois quarteirões. Se não está dormindo, esta treinando ou bebendo. É considerado um dos personagens mais fortes da história, possui a 2ª maior recompensa da tripulação.


•    Nami, A Gata Ladra: Navegadora e ladra "especializada em piratas", quer desenhar o mapa do mundo de One Piece. Apaixonada por tesouros e dinheiro. Sua arma é o Clima Tact, um bastão capaz de criar nuvens com raios. Possui uma habilidade de poder sentir quando irão ocorrer mudanças climáticas, como a chegada de uma tempestade. Trabalhou como desenhista de mapas para Arlong e secretamente juntava dinheiro para libertar sua cidade natal das mãos do vilão. Pode ser considerada a imediata do navio, pois apesar de Zoro ser o tripulante mais velho, até ele acaba obedecendo (a contra gosto) as ordens da navegadora.


•    Usopp ou Sogeking, O Rei dos Atiradores: Atirador, quer se tornar um valente guerreiro do mar. Típico mentiroso. Usa um estilingue e costuma fazer sua própria munição, como bolas de pimenta, bolas de ferro (utilizadas num jogo japonês chamado Pachinko), ovo podre e etc. Ele também usa marretas (uma pequeninha que pelo menos é real e outras gigantescas porém que são completamente falsas) e após Skypea começa a usar Dials (conchas que guardam e depois liberam diversas coisas, desde impactos até luz). Ele também usa diversos equipamentos como uma lousa para raspar as unhas e criar um som ensurdecedor. Depois de muitas aventuras, Usopp arranja uma briga com Luffy por causa do antigo navio Going Merry e acaba deixando o bando. Se torna Sogeking (Rei dos Atiradores, o alter ego de Usopp) por não poder mais participar do bando como um membro, então se disfarça, até pedir desculpas a tripulação do Chapéu de Palha e regressar ao bando (apenas no final da saga CP9). Como Sogeking ele usa uma máscara, uma capa, e um estilingue maior, que acaba usando para sempre, chamado Kabuto. Foi o capitão dos Piratas do Usopp em sua ilha. É filho de Yasopp, pirata do bando de Shanks.


•    Sanji, O Perna Negra: Cozinheiro, quer achar o mar lendário "All Blue", que segundo a lenda, possui todos os tipos de peixes. Muito mulherengo, vive pararicando Nami e Robin ou qualquer outra bela mulher que aparecer em sua frente. Se utiliza de chutes para lutar, pois já que que é um cozinheiro, não deve danificar suas mãos em batalha. Demonstrou em Enies Lobby que pode aquecer sua perna usando fricção do ar, essa técnica foi chamada de "Diable Jambe". Também fuma cigarros o tempo todo (Obs.: Na versão americana eles trocam os cigarros por pirulitos mudando muito o formato de Sanji). Tem diversas discussões com Zoro que sempre acaba apartada pela Nami. Trabalhou como cozinheiro no Restaurante Baratie. A força de suas pernas podem ser comparadas com a força dos braços de Zoro. Possui a 4ª maior recompensa da tripulação. Após 2 anos de treinamento, desenvolveu uma técnica que lhe permite "andar" pelo ar.


•    Tony Tony Chopper, O Amante de Algodão Doce: Médico, é uma rena de nariz azul. Comeu a Hito Hito no Mi e se tornou um híbrido de homem e rena, por isso de conversar com humanos e com os animais. Criou a Rumble Ball que aumenta as fases de suas transformações (de 3 para 9, contando a forma de Monstro e a Kung Fu Point que desenvolveu durante os 2 anos de treinamento). Quer encontrar a cura para todas as doenças do mundo. Ingênuo, acredita em tudo que Usopp fala. É o mais jovem do grupo e o com a menor recompensa.


•    Nico Robin, A Criança do Demônio: Arqueóloga, comeu a fruta Hana Hana no Mi, que a permite "brotar" qualquer parte de seu corpo em alguma superfície (normalmente os braços). Após os 2 anos de separação do grupo, consegue "brotar" partes gigantes de seus corpo ou criar um clone de si. Quer descobrir a verdadeira história do Século Perdido (Rio Poneglyph). Até o momento é a única pessoa viva a conseguir ler os "Poneglyphs". Na maior parte do tempo livre fica lendo livros. Tem uma visão pessimista e sombria da maioria dos fatos. Possui a 3ª maior recompensa da tripulação. Além de arqueóloga, devido a estar fugindo a maior parte de sua vida, tornou-se uma assassina profissional. Foi Vice-Presidente da Baroque Works.


•    Franky, O Ciborgue: Engenheiro naval da tripulação tem o corpo modificado por partes mecânicas (menos suas costas, ele fala que não é um robô completo porque não conseguiu alcançar suas costas), ele usa garrafas de cola como combustível, (uma curiosidade é que quando trocam seu combustível de cola para chá quente por exemplo, sua personalidade é alterada) sonha em criar um barco dos sonhos para conseguir atravessar o mundo e chegar a Raftel (A última ilha da Grande Linha). É o construtor da segunda embarcação da tripulação do Chapéu de Palha, o Thousand Sunny. Era o líder da Franky Family e também trabalhou no Tom Workers. Após 2 anos seu corpo está muito mudado e ele conseguiu desenvolver seu "Mecha", rôbo de batalha estilo dos Sentais japoneses. Seu verdadeiro nome é Cutty Flam.


•    Brook, O Sussurante / Soul King: Músico da tripulação, morreu mas retornou dos mortos graças a sua Akuma no Mi (Yomi Yomi no Mi). É um esqueleto porque demorou em encontrar seu corpo enquanto vagava pelos mares na forma de alma, e quando o encontrou, já não estava mais inteiro. É um ótimo espadachim e sua arma é uma espada que fica em sua bengala, possui ataques que consistem em golpes em alta velocidade. Brook também usa seu violino para lutar (usou uma vez para adormecer seus inimigos com o Nemuriuta). Assim como Sanji, é um pervertido com as mulheres e tem a mania de dizer "Poderia me deixar ver sua calcinha?" Foi capitão dos Piratas Rumbar e seu grande sonho é reecontrar a baleia Laboon.





Mangá:

O primeiro tankobon foi publicado no Japão em Dezembro de 1997. Até dezembro de 2010, a série já contava com 612 capítulos lançados pela Shōnen Jump. Os primeiros 597 capítulos lançados foram reunidos em 58 tankobons.
No Brasil, o mangá foi lançado pela Editora Conrad até esta sofrer uma crise interna, que o ocasionou o cancelamento de diversos títulos, incluindo One Piece, até que em fevereiro de 2012, a Editora Panini começou a republicar a série no Brasil em duas edições diferentes, uma mensal, desde o primeiro volume, e outra, bimestral, a partir do volume 36, já que a Conrad havia parado no 35, a editora tem obtido bastante sucesso com o mangá desde então.


Coleções de capa
É costume nos mangás começar os capítulos com uma imagem de algum personagem, seu autor utiliza-se delas para mostrar acontecimentos paralelos aos do capítulo corrente, centralizando personagens secundários. Assim, qualquer um que aparecer durante as sagas é um possível "protagonista" aqui. Cada coleção é composta por uma média de 35 capas.


Pandaman
Criado para entreter ainda mais seus leitores, o autor brinca com o equivalente a "Onde está o Wally?". Durante as cenas dos capítulos pode-se, de vez em quando, muito bem escondido, aparecer uma figura estranha, o Pandaman. Seu formato é inconfundível: corpo humano com cabeça de panda. Há diversas aparições dele pelo mangá e pelo anime, geralmente no meio da multidão, algumas vezes aparece nas aberturas ou fundo da tela. Tambem foi dito em um SBS, que pandaman está sempre fugindo de Tomato Gang", um homem com cabeça oval e um tufo de cabelo, Pandaman foge dele por dever dinheiro.






Anime:


Com a popularidade que One Piece atraiu nas páginas de seu mangá, logo seria transformado em anime, atingindo assim uma quantidade ainda maior de pessoas. A adaptação da série para televisão estreou em 2000 entretanto já havia sido lançada uma versão OVA um ano antes. A série foi licenciada pela 4Kids para as Américas.
Como a maioria dos animes, One Piece é uma adaptação animada do mangá. Produzida pela Toei Animation.
A série animada, por sua vez, foi transmitida sem grande repercussão pelo Cartoon Network, em 2006, na TV paga, e pelo SBT, em 2008, na TV aberta. Em ambos os canais, a famigerada edição editada pela empresa americana 4Kids foi usada. Houve a tradução da música de abertura e encerramento, sendo modificadas para um rap. Logo após um relançamento especial para DVDs houve uma nova abertura sendo mais fiel a abertura original. Apenas 52 episódios foram dublados e adquiridos até o momento.


Filmes:

Atualmente ja foram lançados 12 filmes da saga One Piece, sendo que os Filmes 8 e 9 foram remakes das historias que ja passaram no anime.
•    1º filme: O Grande Pirata do Ouro!
•    2º filme: Aventura na Ilha Nejimaki
•    3º filme: O reino de Chopper na ilha dos estranhos animais!
•    4º filme: Aventura Mortal!
•    5º filme: A Maldição da Espada Sagrada
•    6º filme: Barão Omatsuri e a Ilha Secreta
•    7º filme: Os Mechas do Castelo Karakuri!
•    8º filme: Episódio Alabasta: A Princesa do Deserto e os Piratas
•    9º filme: Episódio Chopper: Flor de Inverno, a Sakura Milagrosa!
•    10º filme: Strong World!
•    11º filme: One Piece Mugiwara Chase 3D
•    12º filme: One Piece Film Z

Nenhum comentário:

Postar um comentário